O nosso Mundo e seus movimentos (rotação e translação)

AUTORA
Professora Ariane Aparecida Pires de Sousa, 5º ano A

A professora iniciou a aula pedindo que os alunos relembrassem os movimentos da terra (rotação e translação), relatou que o sol não pode iluminar “metade” da terra em um momento e a outra em outro momento, e que por esse motivo existia o fuso horário, pois o nascer e o pôr do sol aconteciam de acordo com o movimento de rotação, e que as estações do ano dependiam do movimento de translação onde a terra faz uma volta completa ao sol e que esse movimento levava 365 dias e 6 horas, explicou também que a cada 4 anos “junta-se” as horas a mais formando assim o ano bissexto onde fevereiro passa a ter 29 dias ao invés de 28, e que os meses se dividem em 30 e 31 dias, onde a professora fez ate uma brincadeira utilizando a mão fechada e contando os meses nos ossos da mesma sendo a “Cabeça” de cada dedo os meses com 31 dias e os espaços entre cada uma os meses de 30 dias, os alunos ficaram impressionados com a brincadeira e questionaram como a professora sabia dessa forma de contar, a mesma relatou que aprendeu com seu avô.

Em um segundo momento para que os alunos conseguissem entender melhor a professora escureceu a sala da melhor maneira possível e pediu para que os alunos dois a dois observassem o globo e a iluminação que recebia da luminária podendo manuseá-lo se quisesse, observando assim que a iluminação não é completa, entendendo um pouco mais sobre o fuso horário e o movimento de rotação e translação.

A professora encerrou a aula perguntando e discutindo com os alunos o que cada um observou ao se aproximar do globo e o que mais lhes chamou a atenção na aula apresentada.



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