O nosso Mundo e seus movimentos (rotação e translação)

AUTORA
Professora Ariane Aparecida Pires de Sousa, 5º ano A

A professora iniciou a aula pedindo que os alunos relembrassem os movimentos da terra (rotação e translação), relatou que o sol não pode iluminar “metade” da terra em um momento e a outra em outro momento, e que por esse motivo existia o fuso horário, pois o nascer e o pôr do sol aconteciam de acordo com o movimento de rotação, e que as estações do ano dependiam do movimento de translação onde a terra faz uma volta completa ao sol e que esse movimento levava 365 dias e 6 horas, explicou também que a cada 4 anos “junta-se” as horas a mais formando assim o ano bissexto onde fevereiro passa a ter 29 dias ao invés de 28, e que os meses se dividem em 30 e 31 dias, onde a professora fez ate uma brincadeira utilizando a mão fechada e contando os meses nos ossos da mesma sendo a “Cabeça” de cada dedo os meses com 31 dias e os espaços entre cada uma os meses de 30 dias, os alunos ficaram impressionados com a brincadeira e questionaram como a professora sabia dessa forma de contar, a mesma relatou que aprendeu com seu avô.

Em um segundo momento para que os alunos conseguissem entender melhor a professora escureceu a sala da melhor maneira possível e pediu para que os alunos dois a dois observassem o globo e a iluminação que recebia da luminária podendo manuseá-lo se quisesse, observando assim que a iluminação não é completa, entendendo um pouco mais sobre o fuso horário e o movimento de rotação e translação.

A professora encerrou a aula perguntando e discutindo com os alunos o que cada um observou ao se aproximar do globo e o que mais lhes chamou a atenção na aula apresentada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sobre Jaguariaíva

Apresentação Jaguariaíva, Rumo aos 200 anos

Ação Educativa na Casa da Cultura Professor Doutor João Batista da Cruz